Essa prancha de escrita foi elabora para facilitar a abordagem da leitura e escrita de meu aluno com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, em investigação no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Ele apresenta grande dificuldade na coordenação motora fina, na atenção e concentração. Se dispersa com muita facilidade e tem dificultando a organização do pensamento. Essa atividade é muito apreciada por ele, pois acha interessante as palavras coloridas e encontra facilidade para identificar e organizar frases com com sílabas simples, aliviando-o da angústia e do esforço que demanda escrever, no momento, utilizando o lápis. Essa adaptação para escrita, na atual fase de desenvolvimento do aluno é fundamental, na preparação para mais tarde introduzir o lápis e o papel para outras produções escritas, a partir de seu amadurecimento psicomotor.
Esse blog tem por finalidade partilhar conhecimentos, descobertas e experiênicas significativas no trabalho com a educação inclusiva
"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht
Nenhum comentário:
Postar um comentário